Um dos ônibus mais raros da frota da Expresso Sulista, mais difícil de se ver até que o Roma 370, com toda certeza é o Paradiso 1050 com prefixo 1307. Alguns devem estar agora se perguntando o que há de tão especial nesse veículo que o faz tão esporádico. Simples, ele é o único movido à etanol dentro da empresa! Sim, os olhos de ninguém estão o enganando, existe dentro da Sulista um veículo que usa essa tecnologia brasileira para locomover-se.
No alto de seus 310 cavalos, o pequenino representante da Frota Ecológica é um protótipo da Scania em parceria com uma petroquímica brasileira e a Tutto Trasporti para desenvolver ainda mais a tecnologia que já fora usada nos chassis urbano da sueca e trazê-lo para o ramo rodoviário. Alguns devem estar se perguntando o motivo de não haver mais unidades dentro da frota de uma das maiores empresas rodoviárias de San Andreas e a resposta é simples: o 1307 é um ônibus que polui menos, mas cobra o seu preço tendo uma cavalaria muito baixa. Sim, como o etanol queima muito menos que os combustíveis fósseis, veículos de alta potência tornam-se inviáveis por seu consumo excessivo. Um exemplo claríssimo desta realidade é o próprio protótipo que está sob custódia do GAD, pois ele opera, em sua maioria, em linhas de fretamento contínuo e realizando viagens mais curtas em itinerários turísticos ou rotas menores. Outra peculiaridade do modelo é que, por sua falta de potência e menor relação quilômetro rodado/litro, o carro ficou inviável de ser montado com o cambio Opticruise que é padrão entre toda a frota de longas viagens.
Mesmo com todos esses poréns, a Expresso Sulista resolveu manter esse ''projeto verde'' com a finalidade de demonstrar a sua preocupação com a natureza e o futuro de todos. Esse é o jeitinho Sulista de ser e agir, pensando não somente o seu crescimento, mas também elevar todos que o norteiam junto consigo.
Expresso Sulista
Viver é Viajar